Reciclar é preciso
As 500 garrafas degustadas para a terceira edição do Guia dos Vinhos são descartadas na Cooperativa Vira-Lata
Suzana Barelli
Em sua terceira edição, podemos dizer que o Guia dos Vinhos já tem algumas tradições. Uma delas é guardar todas as garrafas até o Guia entrar em gráfica – é uma maneira de conferirmos informações, como safra ou teor alcoólico, e confirmar grafias duvidosas – e, depois deste período, doar as garrafas para a Cooperativa Vira Lata, que trabalha com a reciclagem de vidros.
Este ano não foi diferente, mas o processo teve as suas peculiaridades. A primeira é que demorou mais tempo para a cooperativa vir retirar as garrafas. A explicação é que somos um cliente sazonal, ou seja, não estamos na rota semanal dos caminhões que rodam restaurantes e condomínios cadastrados para recolher as garrafas de bebida, e a agenda está lotada. É o efeito, digamos, colateral da falsificação e adulteração de bebidas destiladas com metanol.
As notícias sobre a falsificação de bebidas alcoólicas, divulgadas no mês passado, chamaram a atenção para a importância do descarte correto das garrafas. Não basta colocar os recipientes no lixo reciclável, mas é preciso quebrar as garrafas como forma de garantir que estas embalagens não sejam reutilizadas. “Sempre destruímos as garrafas, mas agora estamos deixando os cacos de vidro até menores”, afirma o cooperado Igor Carvalho.
Reutilizar garrafas é prática recorrente de falsificadores de bebidas. Rudy Kurniawan, o maior falsificador de vinhos que se conhece até hoje, por exemplo, era conhecido por sempre pedir que os restaurantes guardassem as garrafas que ele levava aos estabelecimentos para abrir com seus amigos e clientes. Até ser descoberto, este fato não causava tanta estranheza aos restaurantes. Mas sua história é tão surpreendente que ganhou até um documentário, o filme Sour Grapes, que mostra como ele entrou no mundo do vinho de luxo, inclusive dos leilões, e enganou tanta gente ao colocar vinhos de qualidade inferior em garrafas de grandes produtores da Borgonha e de Bordeaux, principalmente
Mas voltando ao Brasil, Carvalho conta que a cooperativa nunca retirou tantas garrafas de estabelecimentos comerciais como agora – atualmente são cerca de 300 bares e restaurantes cadastrados na Vira Lata. Há garrafas que são recolhidas ainda cheias. Neste caso, o descarte do líquido é feito por empresas parceiras da cooperativa e o trabalho de descarte inclui adicionar cloro à bebida. A cooperativa tem também uma parceria com a Abrabe, a Associação Nacional de Bebidas, que tem indicado a cooperativa para seus filiados.
Não chegou ainda à cooperativa nenhuma suspeita de garrafa de vinho adulterado, mas todo cuidado é pouco. Até porque décadas atrás a adulteração com metanol, que hoje assusta os apreciadores de bebidas destiladas, aconteceu com os vinhos. O caso mais conhecido ocorreu na Argentina em 1993, quando 20 pessoas morreram ao beberem vinho que continha metanol.
Acesse o site do Guia dos Vinhos
Vinhos do Guia: Quando a garrafa chama atenção
Freixenet Moscato 2022
Desde a fusão com a alemã Henkell em 2018, o grupo vem diversificando sua linha de vinhos. Este moscatel é feito na Sicília e tem estilo interessante, focado no frescor e na expressão herbal. Nariz intenso com tomilho, alecrim, eucalipto e frutas de caroço brancas (nectarina). Na boca, há uma leve doçura que abre uma nota de figo verde e é bem equilibrada pela boa acidez.Tenuta di Biserno Sof 2022
Elaborado com syrah e cabernet franc, é um rosé bem clarinho, com aromas delicados de fruta vermelha ácida, como morangos, cranberry, grapefruit. É leve, contido, com bom frescor.By.Ott Rosé 2022
Ott é uma referência segura de qualidade em meio ao boom dos rosés da Provence. Aqui, o visual segue o estereótipo de rosé clarinho e delicado. A idade do vinho abriu interessante faceta especiada, que se traduz em notas de gengibre em pó, pimenta branca e pimenta-da-jamaica ao lado das frutas vermelhas ácidas. A acidez mantém o conjunto vivo e há sutil untuosidade.
NOVA EDIÇÃO: Guia dos Vinhos 2025/2026
O Guia dos Vinhos 2025/2026 está venda nos canais da Amazon! Para comprar o seu basta clicar nos links abaixo
Versão Impressa
Kindle
Um brinde aos nossos leitores
Suzana Barelli, Marcel Miwa, Beto Gerosa e Ricardo Cesar
Curtiu? Compartilhe nossa newsletter com um amigo clicando no botão abaixo










